sábado, 20 de fevereiro de 2016

Umberto Eco (1932-2016)


O filósofo, escritor e linguista italiano Umberto Eco faleceu nesta sexta-feira aos 84 anos. Autor dos romances O nome da rosa, O pêndulo de Foucault, A ilha do dia anterior, Baudolino, A misteriosa chama da rainha Loana, O cemitério de Praga e O número zero, Eco nasceu na cidade de Alexandria, no dia 5 de janeiro de 1932, e estudou filosofia medieval e literatura na Universidade de Turim. O italiano também foi professor na Universidade em que se formou.

Umberto Eco também foi professor nas universidades de Oxford, Columbia, Indiana, Harvard, San Marino e Bologna. Foi editor de cultura na emissora de TV italiana RAI, e começou a escrever romances só quando já estava próximo de completar 50 anos, após uma carreira acadêmica de sucesso. Já era autor de vários livros de não-ficção e de ensaios quando decidiu buscar novos desafios.

Sua obra de ficção mais famosa é O nome da Rosa, publicada em 1980, que conta a história do frei Guilherme de Baskerville. O clérigo é enviado para investigar o caso de um mosteiro franciscano italiano, em que os monges são suspeitos de cometer heresias no enredo que se passa no ano de 1327. Em 1986 foi lançado o filme de mesmo nome, dirigido por Jean-Jacques Annaud e estrelado pelo ator Sean Connery. Seu último romance foi publicado em 2015: O número zero.

O editor Mario Andreose marcou para março na Itália o lançamento do novo livro de Eco, “Pape Satan Aleppe”. A obra reúne artigos e ensaios de Eco já publicados desde o ano 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.